O governo de Fernando Pimentel (PT) não vai fornecer as senhas de acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e Sistema Informatizado de Atos de Pessoal (Siasp) para a equipe de transição do governo Romeu Zema (Novo).
De acordo com o secretário da Casa Civil, Marco Antônio Teixeira, ao querer acessar o sistema, a equipe poderia influenciar no dia a dia e interferir nos procedimentos do governo.
Leia Mais
Coordenador de Zema estranha falta de senhas do governo Pimentel"Houve desperdício de dinheiro público", diz coordenador da equipe de transição de ZemaZema divulga hoje primeiro diagnóstico do estadoEquipe de Zema diz que governo de Pimentel infringe a lei ao não fornecer senhasZema sobre Cemig: 'gostaria de privatizá-la no momento oportuno'Romeu Zema anuncia secretários de Fazenda e de Planejamento e GestãoGrupo francês Total compra postos de combustível de Romeu ZemaEquipe de Zema diz que vai herdar de Pimentel obras atrasadas e com custo acima do previstoO governo ainda divulgou nesta quarta-feira uma nota em que rebate as acusações de que estaria se negando a disponibilizar as senhas. A reclamação foi feita pelo coordenador da equipe, vereador Mateus Simões (Novo).
“O equívoco do vereador certamente se dá pela falta de conhecimento das previsões do decreto de transição e pela ausência de responsabilidade com a preservação de informações do Poder Executivo Estadual”, diz trecho da nota do governo.
De acordo com o texto, o Decreto 47.523 não prevê qualquer prazo para que a atual administração forneça as senhas dos sistemas para integrantes do futuro governo, antes da posse do governador eleito. Além disso, todas as informações disponíveis no sistema irão compor o relatório que será entregue à nova administração.
“Importante frisar que seria no mínimo irresponsável a atual gestão fornecer senhas de acessos que permitiriam mudanças e alterações de informações e conteúdos exclusivos do Poder Executivo Estadual.
Ainda de acordo com o governo, a atual administração tem cumprido com transparência e responsabilidade todos os procedimento acordados com a equipe de transição.
No final da tarde, o coordenador da equipe de transição, Mateus Simões comentou o fato de o governo não entregar as senhas por alegar questões de segurança aos dados do Estado.
"A senha foi pedida pra mim. Fui nomeado por decreto do governador Pimentel. Acredito que o governo saiba quem eu sou e que te a obrigação de me passar, porque daqui a 40 dias começa o governo de Romeu Zema e nós tivemos as senhas negadas sem justificativa clara ou aceitável.