Com a prisão de Luiz Fernando Pezão (MDB), nesta quinta-feira (29), os últimos quatro governadores eleitos do Rio de Janeiro que assumiram o cargo já foram presos em algum momento. Pezão é o primeiro a ser detido durante o exercício do mandato.
Em setembro do ano passado, Anthony Garotinho, que foi eleito governador do Rio em 1998 e comandou o Rio de 1999 a 2002, teve prisão domiciliar decretada e foi encaminhado para casa por agentes da Polícia Federal enquanto apresentava um programa de rádio.
Leia Mais
Polícia Federal prende governador do Rio Luiz Fernando PezãoRaquel Dodge diz que Pezão sucedeu Cabral em esquema criminosoInvestigação sobre Pezão aponta desvio de mais de R$ 40 milhões, afirma PFCom Pezão preso, fica exposta a política 'arrasada' no RioJá Sérgio Cabral, que está detido desde novembro de 2016, foi eleito em 2007 e reeleito na eleição seguinte. Ele renunciou em 2014, momento em que Pezão assumiu o posto, sendo eleito para mais um mandato no mesmo ano.
Em desdobramento da Lava-Jato, Sérgio Cabral já foi condenado a mais de 100 anos de prisão, por crimes como corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e evasão de divisas. A ele é atribuído um grande esquema de corrupção que vigorou durante seus dois mandatos, com movimentação de mais de R$ 1 bilhão e cobrança de propina e superfaturamentos em áreas como transporte, obras e saúde.
.