O governador eleito Romeu Zema (NOVO) anunciou nesta sexta-feira (21) o nome de mais três secretários, que vão ocupar as pastas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Governo, e Meio Ambiente. Entre eles, o destaque é o ex-prefeito de Juiz de Fora e ex-presidente do PSDB de Minas, Custódio Mattos, que vai comandar a secretaria que cuida das articulações políticas.
Leia Mais
Zema completa secretariado amanhã; confira nomes já indicadosPaulo Brant se apresenta como principal articulador do governo ZemaGovernador eleito Romeu Zema anuncia secretário de Infraestrutura e Mobilidade Governador eleito de Minas cancela ida à posse de BolsonaroPimentel sanciona lei que cria auxílios para servidores do JudiciárioO futuro titular da Secretaria de Governo, Custódio Mattos, é tucano e presidiu o PSDB em 2007, logo depois que o ex-secretário Nárcio Rodrigues deixou o cargo. Ex-prefeito de Juiz de Fora, ele também foi secretário de Desenvolvimento Social no período, quando o senador Aécio Neves (PSDB) era governador. Mattos é próximo ao vice-governador eleito Paulo Brant, que também foi filiado ao PSDB e ocupou a Secretaria de Cultura na mesma gestão.
Custódio Mattos teve o nome citado no ano passado na delação do publicitário Marcos Valério, condenado e preso por causa do mensalão tucano, mas à época disse ao Jornal Tribuna de Minas “desconhecer completamente o fato narrado”.
Segundo o perfil informado pela equipe de Zema à imprensa, Custódio Mattos é formado em direito e mestre em administração pública e ciências sociais. Também possui especialização em Gestão Empresarial Avançada, pela INSEAD, na França. O político foi ainda diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG)e secretário de Desenvolvimento Social em Minas e de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, na gestão de Marcio Lacerda.
Já a futura secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, é pordutora rural e engenheira florestal. Tem especialização em administração rural. Ela participa do Programa de Desenvolvimento do Cerrado (PRODECER) desde 1987.
No Meio Ambiente, Zema manterá o secretário Germano Luiz Gomes Vieira, que é servidor efetivo, graduado em direito e especialista em educação ambiental. Também mestre em direito público.