A mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém não é uma questão de "se", mas sim de "quando". A afirmação foi feita pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou há pouco o israelense, em discurso durante encontro com a comunidade judaica, no Rio.
Os dois se reuniram no Rio na sexta-feira, primeiro dia da visita oficial de Netanyahu ao Brasil, onde acompanhará a posse de Bolsonaro, na próxima terça-feira, em Brasília.
Leia Mais
Parlamentares criticam intenção de Bolsonaro de mudar embaixada em IsraelNetanyahu estará na posse de Bolsonaro, afirma embaixadaÁrabes prometem medidas se Bolsonaro mudar embaixada em IsraelTodos os homens de Bolsonaro: veja quais são os pilares do próximo governo Embaixada do Brasil vai para Jerusalém, diz NetanyahuForte esquema de segurança marca último ensaio para posse de BolsonaroGeneral Heleno compara armas a carros ao defender liberaçãoApesar do silêncio de Bolsonaro nos dois pronunciamentos de sexta-feira, Netanyahu revelou a conversa de sexta-feira. "Ele (Bolsonaro) me disse que a transferência da embaixada não era uma questão de se, mas uma questão de quando", afirmou Netanyahu.
Segundo o primeiro-ministro, a declaração de Bolsonaro foi a mesma do presidente americano, Donald Trump, após ser eleito, em 2016. Os Estados Unidos mudaram sua embaixada para Jerusalém em maio último. Netanyahu permanecerá no Rio até terça, quando viaja a Brasília, para a posse de Bolsonaro..