O último vínculo do ex-governador Fernando Pimentel (PT) com o Executivo mineiro foi cortado oficialmente neste sábado (5) pelo seu sucessor, o governador Romeu Zema. Assindada pelo novo gestor, foi publicada no Minas Gerais a dispensa da ex-primeira-dama Carolina Pimentel do cargo de presidente do Servas (Serviço Social Autônomo), que cuida de projetos sociais do estado. O cargo não era remunerado e é ocupado tradicionalmente pelas esposas dos governadores.
A mulher de Pimentel também chegou a ser nomeada pelo marido como secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, mas o ato foi barrado pela Justiça sob alegação de que ela era a parente mais próxima e íntima do chefe do Executivo e alvo de investigação da Polícia Federal. Ela foi exonerada dias depois.
Leia Mais
Mulher de Paulo Brant será presidente do Servas no governo ZemaComando no Servas muda depois de 10 anosRecontratação de comissionados e vaivém do 13º: a primeira semana de ZemaComissionados começam a ser reconduzidos aos cargos no governo Zema
Em setembro de 2017, Carolina Pimentel foi homenageada pelo marido em Diamantina, onde recebeu a medalha da Inconfidência. Antes, em 2015, recebeu a maior honraria da Polícia Militar, a Medalha Alferes Tiradentes. Em ambos os casos, a justificativa foram os relevantes serviços prestados ao estado.
Sai Carolina, entra Aléxia
Zema também assinou nessa sexta-feira (4) a nomeação da mulher do vice-governador Paulo Brant para a vaga no Servas, ocupada pelas primeiras-damas.
De perfil discreto e sofisticado, Aléxia se casou com Paulo Brant em novembro de 2017. Ela é a terceira esposa do vice-governador. No perfil do Instagram, se apresenta como executiva de vendas de unidades de luxo na Pitchon Imóveis.
Antes de Carolina Pimentel, ocuparam o cargo de presidente do Servas a mulher do ex-governador Alberto Pinto Coelho (PPS), Célia Pinto Coelho e Andréa Neves, irmã do senador Aécio Neves (PSDB), que passará ao cargo de deputado federal em fevereiro.
O Servas atua em parceria com setores público e privado no desenvolvimento de ações sociais. Entre os focos estão a captação e distribuição de doações, combate à fome e a prestação de serviços assistenciais para promover a saúde, o amparo a idosos, crianças e adolescentes vulneráveis e pessoas em situação de rua..