Eleitos com quase 57,8% dos votos, o prefeito de Itabirito Alexander Silva Salvador de Oliveira, conhecido como Alex Salvador (PSD), e o vice Wolney Pinto de Oliveira (DEM) tiveram os mandatos cassados por unanimidade na noite dessa segunda-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Com a decisão, que anula mais da metade da votação do pleito de 2016, a Justiça Eleitoral vai convocar novas eleições para a cidade da Região Metropolitana. Isso só ocorrerá depois de esgotados os recursos.
Leia Mais
MP e PC investigam fraude de mais de R$ 200 mi na Prefeitura de ItabiritoDisputa judicial ameaça campanha de reeleição de prefeito de Itabirito Vereadores de Itabirito gastam diárias para ficar em casa Pesquisa mostra que disputa por prefeitura de Itabirito está acirrada Justiça Eleitoral afasta prefeitos de Itabirito e Pirapora do cargoSegundo a ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, a chapa recebeu doações de pessoas jurídicas. No caso, foram empresas que prestam serviço de transporte em Itabirito.
Funcionários, sócios e parentes das empresas teriam sido usados para fazer as doações.
De acordo com o TRE, os cassados permanecem nos cargos até o julgamento dos embargos de declaração. Somente após esta fase será determinada a execução da sentença e a Justiça Eleitoral convocará novas eleições.
Enquanto não houver outro pleito, a cidade será governada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Arnaldo (MDB).
Outro lado
Em nota, a prefeitura de Itabirito informou que os serviços e ações continuam sendo executados normalmente e que a decisão do TRE “não altera as atividades do município”. “O prefeito Alex Salvador acompanhou a votação com bastante serenidade e continua confiando na Justiça. Os advogados já estão trabalhando no caso e o prefeito segue sua agenda e atividades para que Itabirito continue sendo uma cidade ativa”.
.