O governo de Minas iniciou conversas com a Casa Fiat de Cultura para definir um projeto de parceria com o estado para o uso do Palácio das Mangabeiras. A residência oficial do governador de Minas não está sendo usada pelo novo titular do cargo Romeu Zema (Novo) desde o início de janeiro, já que ele optou por alugar um imóvel na Pampulha.
Leia Mais
Zema terá de negociar com oposição e dois blocos 'independentes' na ALMGZema diz que instituições e órgãos estaduais não terão foto dele afixadaEntenda por que Zema não pode cumprir promessa de ficar sem receber salárioCodemge é a nova responsável pelo Palácio das MangabeirasDecreto de Zema abre brecha para vender Palácio das MangabeirasGoverno Zema barra reajustes em auxílios e gratificações de servidoresZema anuncia a prefeitos: 'Em 10 dias repasses serão feitos pontualmente'Durante a campanha, Romeu Zema afirmou por diversas vezes que transformaria o Palácio das Mangabeiras em um “museu dos privilégios”, indicando que o espaço que abrigou os antigos governadores do estado pode ser aberto a visitação. O governador também tem citado o Palácio como exemplo de economia, já que, segundo Zema, só nele seriam 27 funcionários a menos para trabalhar.
Questionado sobre a manutenção do espaço, o governo de Minas informou que “atualmente, não existem mais funcionários dedicados exclusivamente à manutenção e conservação do Palácio das Mangabeiras”, mas garantiu que os cuidados estão sendo feitos. Segundo o estado, ainda não foi possível mensurar os custos de tal manutenção. “Os serviços são realizados, de forma intercalada e reduzida, por funcionários que também atendem o Palácio da Liberdade”, informa. O governo não soube dizer qual o valor da economia com o uso do espaço.
Aluguel de casa
A assessoria de Zema também não informou ao Estado de Minas quanto o governador Romeu Zema está gastando com o aluguel da casa que escolheu para morar, mas garantiu que ele está tirando o valor do próprio bolso. “Isso é um assunto pessoal do governador”, justificou.
“Foram tomadas todas as providências de segurança de praxe. Não há gasto adicional com isto. No Palácio das Mangabeiras, o governador anterior mantinha uma equipe de cerca de 30 funcionários custeados pelo Estado. O governador Romeu Zema contará com apenas uma funcionária, para cuidar da manutenção e limpeza de sua moradia, custeada por ele”, informou o governo.
A Casa Fiat de Cultura confirmou ter sido procurada pelo governo para uma parceria visando ações culturais e disse que a proposta está sendo analisada internamente..