O governador de Minas, Romeu Zema, anunciou na noite desta segunda-feira como será pago o 13º salário para os servidores. Em vídeo, publicado em suas redes sociais, ele anunciou que a forma encontrada foi parcelar o valor em 11 vezes ao longo do ano. A primeira delas será depositada em fevereiro. Os depósitos serão feitos sempre no primeiro dia útil após o dia 20 de cada mês.
Leia Mais
Governo de Minas anuncia nesta segunda-feira forma de pagamento do 13º salárioSó Zema falará sobre 13ºGoverno de Minas adia anúncio sobre pagamento de 13ºGoverno de MG anuncia pagamento do 13º na tarde desta sexta-feiraRomeu Zema promete anunciar até sexta como vai pagar o 13º dos servidoresAgentes de segurança fazem manifestação na Cidade Administrativa e fecham os dois sentidos da MG-10Zema anuncia nova escala de pagamento do 13º salário para os servidoresZema divulga contracheque do 13º para servidores, que receberão em 11 vezesApesar de reforma, governo Zema não prevê fim da escala de pagamento para servidorZema envia projeto à ALMG para extinguir secretarias e cargos comissionadosPolícia Civil e Bombeiros ameaçam parar caso Zema não pague 13° até segundaEm posse de deputados, Zema fala de déficit de R$ 30 bi do governoServidores tentam invadir o plenário da Assembleia pelo pagamento 13º salárioMédicos de Sete Lagoas paralisam mais uma vez os serviços por 24 horasContra parcelamento de 13º e de salários, segurança pública ameaça com paralisações em MinasGoverno de MG deve entregar plano de recuperação fiscal em fevereiroO valor será pago sempre no primeiro dia útil após o dia 20 de cada mês. Vamos continuar trabalhando pra tirar Minas do vermelho.”, afirmou no vídeo.
Ao todo, 371.786 servidores ativos serão afetados pela medida, além de 256.081 inativos e 52 mil pensionistas.
A previsão inicial era de que a forma de pagamento do 13º salário fosse anunciada na sexta-feira da semana passada, mas, devido ao rompimento da barragem de rejeitos da Mina da Córrego do Feijão, em Brumadinho, o anúncio foi adiado.
No domingo, durante visita às vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, no hospital João XXIII, o governador foi questionado por servidoras sobre quando o pagamento seria feito. Zema respondeu que teria uma posição nesta segunda-feira.
As definições sobre o pagamento do 13º salário dos servidores mineiros se arrasta desde o final do ano passado. Depois de idas e vindas ao longo do mês de dezembro, o ex-governador Fernando Pimentel (PT) divulgou nota em 28 de dezembro que não seria possível pagar o 13º salário em 2018. Sindicatos de várias categorias do funcionalismo protestaram contra as indefinições e cobraram do novo governo uma posição sobre o assunto.
Dias após tomar posse, Zema afirmou que os valores seriam parcelados, mas não deu garantidas de quando o pagamento seria feito. Na semana passada, após movimento dos prefeitos pela regularização dos repasses estaduais, o vice-governador Paulo Brant (Novo) afirmou que a situação difícil dos cofres públicos tornava impossível atender às demandas dos prefeitos e dos servidores ao mesmo tempo.