O Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE) expediu 1.095 intimações a prefeituras e câmaras municipais pelo descumprimento de algum artigo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Leia Mais
Pimentel indica Durval Ângelo para conselheiro no Tribunal de Contas do EstadoMP pede ao TCE de Minas que rejeite contas de Pimentel Líder de Pimentel na ALMG é confirmado para cargo vitalício no TCEAssembleia Legislativa se nega a informar dados sobre a folha de pagamentos para o TCE de MinasDe acordo com o órgão, 679 municípios mineiros não atingiram as metas bimestrais de arrecadação, conforme prevê o artigo 13 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
No documento encaminhado às prefeituras, os gestores são advertidos da possibilidade de terem limitação de empenho e movimentação financeira caso a receita realizada “não comporte o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais”.
Caso a irregularidade não tenha sido corrigida até 31 de dezembro do ano passado, os prefeitos poderá ser multados pelo TCE.
O órgão também expediu intimações para 224 prefeituras e câmaras municipais que não informaram a data da publicação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e 192 que não informaram o dado em relação ao Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), relativo à data-base de 31 de agosto do ano passado.
O descumprimento das regras poderá impedir que os municípios recebam transferência de verbas da União e estados e que contratem operações de crédito – com exceção daquelas para o refinanciamento de dívida mobiliária.
Trecho do relatório elaborado pelo TCE diz que "a ação planejada e transparente é condição para a gestão fiscal responsável, assim como a prevenção dos riscos e a correção dos desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas, de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange à renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar". .