O governador Romeu Zema (NOVO) voltou a cutucar o antecessor no cargo, Fernando Pimentel (PT), ao anunciar, na noite dessa terça-feira (12) que a primeira das aeronaves que servem ao seu gabinete será leiloada. Segundo ele, será uma 'grande oportunidade' para quem quer comprar um avião em Minas Gerais. “Nunca mais Minas vai ser o estado que vai ficar levando governador e seus familiares para compromissos particulares. Temos que respeitar o dinheiro que o povo mineiro paga de impostos”, disse.
Leia Mais
Zema anuncia venda de aeronaves do estado para 'acabar com farra de voos'Pimentel vai buscar filho em festa de réveillon com helicóptero do governo de MGPimentel diz que é legal uso de helicóptero oficial para buscar filhoZema muda de ideia e agora acha que voos são 'imprescindíveis'Ex-governador Fernando Pimentel vira réu, pela segunda vez, no TRE-MGPimentel vira réu por tráfico de influência e lavagem de dinheiroSTF impede bloqueio de R$ 136 milhões em repasses da União para MGA aeronave estará disponível para visitas de 14 a 17 de março no Aeroporto da Pampulha, mas é preciso agendar para fazer a vistoria e ter acesso aos documentos do jato. Os envelopes com as propostas serão entregues no dia 18 de março e o pagamento deve ser feito à vista. Após a venda, o avião será descaracterizado.
O avião leiloado foi fabricado em 1984 e tem 4.720,1 horas totais de voo/pouso. A última viagem dela foi no dia 22 de novembro.
Após críticas
Zema anunciou no início de fevereiro que venderá os aviões e helicópteros usados pelo governo. Isso depois de causar polêmica e receber críticas entre os próprios correligionários por ter usado um avião do estado na primeira viagem que fez a Brasília, em 16 de janeiro, para se reunir com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). No encontro, ele tratou da renegociação da dívida do estado com a União.
Na ocasião, o governo informou em nota que o gabinete militar fez a cotação das passagens em voo comercial para a comitiva e que o valor ficaria mais caro do que o consumo de combustível para o deslocamento em aeronave própria.
Pimentel
No governo passado, o ex-governador Fernando Pimentel (PT) por usar um helicóptero do estado em janeiro de 2017 para buscar o filho Mathias em Furnas, depois de uma festa de réveillon. Na ocasião, o petista foi às redes sociais se defender, dizendo que o uso era legal e que tinha a intenção de ficar lá passando o dia com o filho, mas que ele não se sentia bem e eles voltaram mais cedo de Escarpas do Lago.
Além do avião, o governo já colocou em leilão um helicóptero Bell Helicopter Jet Ranger 3 ano 1981.