São Paulo - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o governo de Jair Bolsonaro está abusando da desorganização desde seu início, há um mês e meio. “Início de governo é desordenado. O atual está abusando”, escreveu o tucano em sua conta no Twitter. Foi a primeira vez que o ex-presidente tucano criticou diretamente a gestão do novo ocupante do Palácio do Planalto.
Leia Mais
Gustavo Bebianno será o primeiro ministro de governo demitido por BolsonaroCarlos Bolsonaro acusa Bebianno de mentir a respeito de conversa com o presidente Carlos Bolsonaro divulga áudio do pai para 'desmentir' BebiannoBebianno confirma que Bolsonaro sinalizou que vai exonerá-lo na segundaFHC fez referência à crise envolvendo o ministro Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral) e atacou indiretamente o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente, que elevou a temperatura do escândalo ao acusar o auxiliar do pai de mentir. A acusação foi feita publicamente, por meio da conta do vereador no Twitter, e compartilhada pelo pai na rede social.
Segundo FHC, a interferência da família do presidente Bolsonaro no governo é um fator de desestabilização que afeta o país como um todo. Para o ex-presidente, “familiares” estão pondo “lenha na fogueira” em vez de se ocupar em debelar as dificuldades. “Não dá para familiares porem lenha na fogueira. Problemas sempre há, de sobra.
Pelo Twitter, Carlos desmentiu declarações do ministro Bebianno e ainda publicou um áudio de Jair Bolsonaro no qual o chefe do Executivo dispensa um diálogo com o ministro.
As atitudes dos Bolsonaro têm gerado instabilidade no governo e críticas de parlamentares, como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que julgam o imbróglio prejudicial ao andamento da reforma da Previdência, que deve ser levada ao Congresso na próxima semana.
Em seu tuíte, Fernando Henrique também alertou para a possibilidade de a crise se espalhar para além do núcleo do governo, ampliando a sensação de instabilidade. “O fogo depois atinge todos, afeta o país. É tudo a evitar”, concluiu o ex-presidente..