A bancada de Minas Gerais pediu nesta segunda-feira (18) ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) uma audiência para tratar dos assuntos de interesse do estado. Antes, os 53 parlamentares vão se reunir para definir os projetos que serão levados para pedir o apoio financeiro e político do governo federal. O novo coordenador do grupo, deputado federal Diego Andrade (PSD), adiantou que estarão na pauta a renegociação da dívida mineira com a União e a revisão da tributação das mineradoras no estado.
Leia Mais
Zema diz que evacuações foram 'além do recomendável' e defende mineraçãoZema diz que estado está falido e pede ajuda de deputados federaisZema se reúne com Bolsonaro para discutir renegociação de dívida de Minas com a UniãoMP abre investigação contra prefeito que obrigou funcionários a irem ao show da noiva deleEm relação à renegociação da dívida, Andrade afirmou que será preciso encontrar uma solução que não onere futuros governos e defendeu a redução dos juros pagos.
Já sobre a mineração, o deputado disse que a alternativa pode ser acabar com a isenção das mineradoras nas exportações, que ocorre por conta da Lei Kandir, ou aumentar muito o tributo da compensação pela atividade minerária.
Ainda sobre a questão da mineração, o coordenador disse que a bancada de deputados federais defende e trabalha para que o Congresso Nacional tenha apenas uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que junte Câmara e Senado, em vez de fazer grupos separados.