O Ministério da Economia anunciou que o regime atual de aposentadoria dos políticos será extinto. Os novos eleitos passarão a fazer parte automaticamente do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Ou seja, vão se aposentar com as mesmas regras dos trabalhadores da iniciativa privada.
Leia Mais
Previdência terá alíquotas progressivas de contribuiçãoReforma prevê 3 regras de transição para aposentadoria por tempo de contribuiçãoIdosos em situação de miséria só receberão o salário mínimo aos 70 anosBolsonaro admite baixar idade mínima para mulher se aposentarOnyx diz que Reforma da Previdência vai receber ajustes Confira os principais pontos da reforma da PrevidênciaConsiderando que os parlamentares recebem R$ 33.763 em 12 meses, a aposentadoria deles equivale a R$ 11,5 mil por mês atualmente.
Com isso, na regra de transição, os deputados e senadores só poderão se aposentar com 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres), sendo que, caso queira se aposentar antes, terá que pagar um pedágio de 30% do tempo de contribuição que falta para se aposentar.
O teto dos benefícios será o mesmo para os políticos e iniciativa privada. .