A Polícia Federal instaurou nesta quarta-feira, 27, um inquérito para investigar as denúncias reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo sobre suposto esquema de candidatos laranjas do PSL ligados ao ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio.
O caso já era investigado pelo Ministério Público de Minas Gerais e agora passará a ser alvo também da PF. Há cerca de 15 dias, o presidente Jair Bolsonaro havia solicitado ao ministro da Justiça Sérgio Moro que acionasse a PF para apurar as denúncias reveladas pelo jornal.
Leia Mais
Fux nega foro e investigação sobre ministro do Turismo e 'laranjas' fica em MinasPGR defende que investigação sobre ministro do Turismo fique em 1ª instânciaMinistro do Turismo de Bolsonaro pode responder por dois crimesEx-assessor do ministro do Turismo Marcelo Álvaro é exonerado da AssembleiaEm busca de foro no Supremo, ministro do Turismo já defendeu o fim da regaliaMarcelo Álvaro Antônio será chamado ao Senado para se explicar sobre denúncias 'Deixa as investigações continuarem', diz Bolsonaro sobre ministro do TurismoMPF apura suposto caixa dois em campanha comandada por ministro do TurismoMinistro do Turismo recorre para que investigação sobre 'laranjas' vá ao SupremoEx-vereador de BH nega esquema de candidaturas laranjasComo presidente estadual do partido, o ministro era responsável por decidir sobre o lançamento das candidaturas e, também, pelo repasse de valores do fundo. Do total destinado pelo fundo a candidatos do PSL em Minas, cerca de R$ 85 mil foram destinados a empresas de assessores e pessoas próximas ao ministro do Turismo.
Uma das candidatas prestou depoimento ao MP mineiro e afirmou ter sido coagida por assessores do ministro Álvaro Antônio para devolver parte dos valores recebidos via fundo eleitoral. Procurada, a assessoria do ministério não se manifestou até a publicação da notícia..