Entrando no terceiro mês à frente do governo de Minas, o governador Romeu Zema (NOVO) ainda não tem uma base consolidada na Assembleia Legislativa. A avaliação é do próprio líder do bloco governista, deputado estadual Gustavo Valadares (PSDB), que cobrou nesta quinta-feira (7) um esforço maior por parte do chefe do Executivo – que anunciou a volta ao trabalho com sua foto tomando café, pelas redes sociais – para se aproximar dos parlamentares.
Leia Mais
Zema recebe deputados da base e garante indicações políticas para cargosBriga com prefeitos pode prejudicar projetos de Zema na ALMG, diz líder da baseZema envia projeto à ALMG para extinguir secretarias e cargos comissionadosLei que permite pagar salário mínimo a deputado é ignorada na ALMG Deputados podem tirar de Zema poder sobre repasses a prefeitos Deputados pedem que Zema agilize nomeação de indicados para cargosGoverno de Minas anuncia seleção para cargos com salários de R$ 7 mil a R$ 20 milO líder do bloco da base disse que vem alertando o governo e que já teve conversas com o secretário de governo e correligionário, Custódio Mattos, e com o vice-governador Paulo Brant sobre o assunto. “Tenho alertado muito mas é necessário um empenho maior, senão as coisas vão caminhar com mais dificuldade na Casa”, disse.
Demora na nomeação para os cargos
Nos bastidores, os parlamentares tem reclamado da demora nas nomeações dos indicados nas superintendências regionais de educação.
Ocorre que a previsão dada para os deputados foi para que isso só ocorra em maio, o que foi considerado tardio pelo grupo.
Os parlamentares também já cobraram publicamente mais explicações sobre a reforma administrativa enviada à Casa. Até então, Zema não se reuniu nem com o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV). A previsão é que a equipe técnica do Executivo vá ao Legislativo na semana que vem para dar explicações sobre os projetos.
Reuniões
Nesta quinta-feira, depois de passar o carnaval em Araxá, Zema anunciou o retorno pelas redes sociais. "Café, pão trabalho.
O líder do governo, deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), afirmou acreditar que a relação vá melhorar com as reuniões agendadas para a semana que vem para tratar da reforma. Ele também afirmou que está pedindo ara que as nomeações dos apadrinhados políticos seja acelerada.
“É uma reivindicação dos parlamentares e acredito que devemos acelerar as nomeações, até porque o ano letivo já começou e os quadros não podem ficar como estão”, disse..