Jornal Estado de Minas

Vagas oferecidas pelo governo Zema em MG ainda não estão disponíveis


As prometidas vagas do governo de Minas para cargos comissionados de chefia no estado ainda não entraram no ar. Segundo anunciado pelo secretário de Planejamento e Gestão Otto Levy na sexta-feira, o site do programa Transforma Minas vai disponibilizar os primeiros cargos para candidatura nesta segunda-feira (11). A previsão era que isso já ocorresse pela manhã, mas a Secretaria de Planejamento e Gestão confirmou que houve um atraso por questões técnicas.


Segundo o governo, ao logo de um ano serão oferecidos 300 postos de trabalho para funções de chefia na administração direta, que vão de subsecretário de estado a chefia de superintendências e a diretor de órgãos públicos. Em um segundo momento serão ofertadas mais 200 vagas na administração indireta.


Os salários vão de R$ 7 mil a R$ 20 mil e, como vem sendo o procedimento no estado, serão parcelados em duas vezes até segunda ordem, como ocorre com todo o funcionalismo.

O interessado terá de responder a um teste de “aderência”. Segundo o estado, a etapa não é obrigatória e consiste em preencher um formulário online que será usado “para conhecer melhor seus (do candidato) valores e aderência aos objetivos do Governo de Minas Gerais”.
De acordo com a Seplag, as candidaturas para as vagas serão via site www.transformaminas.mg.gov.br. Nele, o usuário encontra informações sobre as etapas de seleção, que terão teste de perfil e três entrevistas: por competências, com especialistas e final, além da análise curricular.

O site informa que os candidatos poderão se inscrever para mais de uma vaga.

A seleção é nacional, portanto, as vagas estão disponíveis para pessoas de outros estados que queiram um emprego em Minas. “Nas etapas do processo há entrevistas que preveem questionamentos sobre a estrutura das secretarias estaduais envolvidas, seus objetivos e programas vigentes. Quem está mais próximo ou atento à realidade do Estado tende a se sentir mais confortável nesta fase, mas candidatos de outras regiões podem pesquisar e, da mesma forma, estarão aptos a responder às perguntas”, diz o informativo.

O governo de Minas foi procurado para saber quando as vagas entrarão no ar nesta segunda-feira mas ainda não repassou a informação.

.