Brasília – Em mais um capítulo da escalada de atritos entre o Palácio do Planalto e o Congresso, o líder do governo na Câmara, major Vitor Hugo (PSL-GO), saiu em defesa da nova política e afirmou que o presidente Jair Bolsonaro está convicto de que agiu certo no embate com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Após participar de reunião com o presidente no Palácio da Alvorada para viabilizar a tramitação da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado enviou, por volta das 13h30, uma série de mensagens ao grupo dos parlamentares do PSL no WhatsApp. O líder governista não citou nominalmente a “velha política”, expressão criticada por Maia na troca de farpas com Bolsonaro, mas disse que é “preciso mudar a situação” se referindo “às práticas do passado”.
Leia Mais
Por que brigar com Maia é mau negócio para o governo Bolsonaro?Bolsonaro rebate Maia e cita 'velha política'Bolsonaro diz que não será arrastado para o 'campo de batalha' com MaiaGoverno federal vigia internautas nas redes sociais e sitesBolsonaro estimula celebração do golpe militar de 64Sabatinas de ministros no Congresso testam desgaste do governoBolsonaro participa de assinaturas de contratos do setor elétricoApaziguador
No fim da tarde, Vitor Hugo voltou a publicar no grupo.
Interlocutores de Maia afirmam que a divulgação das mensagens deixou o presidente da Câmara ainda mais irritado. A avaliação dos aliados do deputado do DEM é que esse novo episódio deve acirrar ainda mais os ânimos com Bolsonaro — os dois trocam farpas em torno da articulação da reforma da Previdência desde a última sexta-feira. O deputado fluminense se irritou com o governo após ter sofrido ataques nas redes sociais feitos por um dos filhos do chefe de Estado, o vereador Carlos Bolsonaro.
Reunião
Após dias seguidos de embate, o domingo tinha tudo para ser um dia tranquilo. Durante a manhã, Bolsonaro se reuniu com Vítor Hugo para tentar conter o estrago dos desentendimentos entre os Poderes.
Ao sair da residência oficial da Presidência da República, Vitor Hugo disse que conversou com Bolsonaro sobre a aprovação da nova Previdência e a tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC) na Casa. “Tratamos sobre articulação política, sobre a próxima semana, como retomar os trabalhos para a aprovação da Nova Previdência, a questão dos votos na CCJ, o trabalho junto ao Felipe Francischini (presidente da CCJ) e ao Onyx (Lorenzoni, Casa Civil)”, afirmou.
Embora a troca de mensagens com a bancada do PSL mostre que Vitor Hugo conversou com o presidente sobre os desentendimentos com Maia, o deputado negou que tivessem tratado diretamente do assunto. “Vamos caminhar para uma aproximação”, disse. Ele afirmou ainda que Bolsonaro está calmo. “O presidente nunca perdeu a tranquilidade”, declarou. Questionado sobre um possível rompimento entre Bolsonaro e o deputado do DEM, o líder do governo na Câmara disse que há disposição entre os dois de se aproximarem. “O clima vai arrefecer agora.
Vitor Hugo disse ainda que vai intensificar conversas com as bancadas na Câmara, para esclarecer dúvidas sobre a reforma da Previdência. “Nós vamos continuar conversando com parlamentares, com os líderes. Já conversei com Rogério Marinho (secretário da Previdência) a respeito de prosseguir nas bancadas para poder explicar um pouquinho mais sobre as dúvidas acerca da reforma da Previdência, da construção da nova Previdência, e a gente vai continuar com esse trabalho”, completou o deputado.
.