Por 49 votos a 3, o governador Romeu Zema (Novo) sofreu na tarde desta quarta-feira (27) a primeira derrota de sua administração na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ao ter veto derrubado no plenário.
Os deputados rejeitaram o veto do governador a um projeto que prevê a implementação de ações de prevenção e controle de diabetes nas escolas públicas e privadas do estado.
Apenas os três deputados do Partido Novo votaram pela manutenção do veto de Zema, mas vários deputados da base governista votaram contra a posição do governador. Entre os que votaram pela derrubada do veto está o líder do bloco governista na Casa, deputado Gustavo Valadares (PSDB).
Com um acordo costurado antes do início da sessão pelas lideranças parlamentares, coube ao líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Humberto (PSDB), liberar os parlamentares que apoiam Zema para votar da forma que achassem melhor.
Após a derrubada do veto, Luiz Humberto minimizou a derrota, mas admitiu que o governo está trabalhando para aumentar a interlocução com o Poder Legislativo. “Isso já aconteceu em vários projetos. O veto às vezes acontece e após uma discussão ampla ele acaba sendo liberado”, explicou o líder do governo.
Leia Mais
Zema tem agenda típica de campanha eleitoral e é recebido com críticas Kalil fala que governo do estado deixou de repassar R$ 430 milhões à prefeitura de BHAssembleia repreende ZemaProjeto de recuperação fiscal de Minas chega à Assembleia ainda este mêsDerrota na Assembleia mostra isolamento de ZemaTCE de Minas emite alerta a Zema por 'ultrapassar limites finaneiros legais'Outra preocupação do governo é com a tramitação do projeto de Reforma Administrativa apresentado por Zema.
“Tivemos audiência pública na semana passada e surgiram novos pontos. Queremos lapidar o projeto de uma vez por todas”, explicou Luiz Humberto, sem detalhar quais pontos do texto têm enfrentado resistência dos deputados.
“Existia um distanciamento do governo aqui? Existia. Mas nós estamos buscando uma aproximação. As reuniões estão acontecendo.
“Estude mais”
Durante a discussão sobre o veto do governador Romeu Zema, deputados fizeram duras críticas ao governador e também à deputada Laura Serrano (Novo), que questionou a constitucionalidade do texto.
“Apesar do mérito louvável da matéria ele tem um vício de iniciativa, é inconstitucional”, afirmou Laura.
Vários deputados rebateram a fala da parlamentar e sugeriram que o governo estude mais sobre as propostas discutidas pela Assembleia antes de tomar posição contrária.
“Aqui não se passa nenhum projeto inconstitucional. O texto inclusive passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), em que é verificado atentamente sua constitucionalidade. Que o governo estude mais para não passar por esse tipo de situação aqui na Casa”, afirmou o deputado Douglas Melo (MDB).
“Esse é o primeiro veto derrubado do nosso governador e é um projeto que trata de tema muito sério.