A juíza federal substituta da 7ª Vara do Rio de Janeiro, Caroline Figueiredo, concedeu ao ex-presidente Michel Temer a possibilidade de se apresentar espontaneamente até às 17h desta quinta-feira, dia 9. Se até lá o ex-presidente não se entregar, a Polícia Federal vai prendê-lo.
O ex-presidente, no entanto, deixou a sua residência, no Bairro de Pinheiro, na capital paulista, por volta das 14h40 e é esperado na sede da Polícia Federal, em São Paulo.
"Concedo a oportunidade de se apresentarem espontaneamente à Autoridade Policial Federal mais próxima dos seus domicílios até às 17:00 horas de hoje. Decorrido in albis esse prazo, determino que os mandados de prisão sejam imediatamente cumpridos pela Polícia Federal, atentando-se, quanto ao uso de algemas, para o disposto na Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal", escreveu a magistrada.
O Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2) decidiu nesta quarta-feira, 8, que Temer e coronel da reserva da Polícia Militar paulista João Baptista Lima Filho sejam presos novamente. O julgamento ocorreu na 1.ª turma do TRF-2, e a prisão foi definida por 2 votos a 1.
No final da noite, Temer disse que vai se apresentar nesta Quinta-feira à Justiça e recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).