Brasília – O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu ontem aos governadores do Nordeste que apresentará o chamado plano Mansueto ao Congresso na próxima semana. A informação foi dada pelo governador de Alagoas, Renan Filho.
O programa permitirá aos estados ter mais crédito para pagar funcionários e fornecedores, entre outras despesas. O governo, no entanto, espera uma contrapartida dos entes federados com medidas de ajustes fiscais que possam reequilibrar as contas.
Leia Mais
Bolsonaro viajará para o Nordeste em busca de apoio para as reformas 'Infeliz e de péssimo gosto', dizem rapazes sobre declaração com críticas ao Nordeste'Nordeste tem que parar de gastar o que o Sudeste produz', dizem rapazes em vídeoBrasil é sociedade aberta e racismo é menor que nos EUA, diz Paulo GuedesDe acordo com os governadores, Guedes apresentará o texto do plano de recuperação dos estados aos secretários estaduais de Fazenda primeiro e depois encaminhará a proposta ao Congresso.
Guedes contou a eles ainda que estava pronto para apresentar a proposta na quarta-feira, quando 25 governadores e vice-governadores se reuniram com Bolsonaro, mas o ministro disse que não pode estar presente ao encontro. A ausência do texto frustrou os chefes dos executivos locais.
“Foi um avanço que obtivemos hoje (ontem) porque ontem (quarta) não tínhamos resposta e hoje (ontem) saímos daqui com a promessa de que ele vai ser apresentado na semana que vem”, afirmou Flávio Dino. De acordo com Renan Filho, o governo quer como contrapartida que os estados promovam um ajuste fiscal que possibilite que a antecipação de recursos garanta posteriormente o equilíbrio das contas dos estados.
.