O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-ministros Antônio Palocci, Paulo Bernardo e o empresário Marcelo Odebrecht viraram réus na 10ª Vara Federal de Brasília. O juiz Vallisney de Souza Oliveira aceitou a denúncia oferecida pelo ministério Público contra os acusados de integrarem um esquema de pagamento de propina.
Leia Mais
Ministros do STJ defendem rejeição de pedido de Lula para mudar regime de prisãoProcuradoria diz ao STJ que Lula já pode ir para semiabertoFachin nega pedido de suspeição de Lula contra MoroMPF acusa Lula e Palocci de receberem US$ 40 milhões para favorecer OdebrechtBolsonaro: 'Espero que Lula fique lá (preso) por muito tempo'Casal Obama assina acordo para produzir podcasts para o SpotifyDe acordo com a investigação conduzida pela Polícia Federal, Lula, Palocci e Paulo Bernardo atuaram, a pedido da empreiteira Odebrecht para aumentar o valor de um empréstimo que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) faria para Angola. Posteriormente, de acordo com o Ministério Público, a construtora se beneficiou angariando parte do repasse.
A denúncia afirma que a empresa ofereceu a Lula, em 2010, R$ 64 milhões, que foram colocado à disposição do PT. Lula e os ministros teriam cometido o crime de corrupção passiva e Marcelo de corrupção. Ernesto Sá Vieira e Luiz Antonio Mameri também se tornaram réus na mesma ação.
.