O governador Romeu Zema (Novo) publicou edição extra do Minas Gerais nesse domingo (30) para renomear cinco secretários de estado para suas respectivas pastas.
Leia Mais
Zema diz que decisão final sobre jetons de secretários será da ALMGZema: Se ajuste for aprovado, parcelamento de salários acaba em 90 dias''Dá para consertar Minas em quatro anos'', diz ZemaZema veta remuneração mínima para estagiários: 'Diminuiria vagas'Zema compara reforma da Previdência a Plano RealForam renomeados os secretários de Cultura e Turismo Marcelo Matte e a adjunta da pasta Solanda Steckleberg Silva, o de Desenvolvimento Econômico Manoel Vítor de Mendonça Filho e o adjunto Adriano Magalhães Chaves, e a secretária de Desenvolvimento Social Elisabeth Jucá.
Para a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, Zema nomeou Marco Aurélio Barcelos e para a de Justiça e Segurança Pública, o reconduzido foi Mário Lúcio Alves de Araújo. Alexandre Leão foi nomeado como secretário-ajdunto.
A edição extra trouxe ainda a nomeação de Marcio Luiz de Oliveira para o cargo de consultor-geral de técnica legislativa.
Fusões e mudanças
Com a reforma administrativa, as antigas secretarias de Cultura e Turismo se fundiram em uma só. Já a de Segurança Pública e Administração Prisional passou a ser de Justiça e Segurança Pública.
A pasta de Transportes e Obras Públicas deu Lugar à de Infraestrutura e Mobilidade e as de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Cidades e Integração Regional, Desenvolvimento e Integração Norte e Nordeste e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia foram reunidas na de Desenvolvimento Econômico. A secretaria de Desenvolvimento Social passou a reunir as antigas de Esportes, Trabalho e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania.
Veto parcial avança
Embora a parte sancionada da reforma já tenha entrado em vigor, o restante, que foi vetado pelo governador Romeu Zema ainda depende de nova análise da Assembleia.
Entre os nove dispositivos barrados pelo Executivo está o que proíbe o pagamento de jetons aos secretários de estado pela participação em conselhos de empresas públicas.
A comissão especial que vai dar o parecer sobre as mudanças foi designada na última quinta-feira (27).
Mudanças nas pastas
Como era
Governo/ Casa Civil/ Relações Institucionais
Segurança Pública/ Administração Prisional
Cultura/ Turismo
Esportes/ Trabalho e Desenvolvimento Social/ Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania
Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais/ Cidades e Integração Regional/ Desenvolvimento e Integração Norte e Nordeste/ Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
Transportes e Obras Públicas
Como ficou
Secretaria de Governo
Secretaria de Justiça e Segurança Pública
Secretaria de Cultura e Turismo
Secretaria de Desenvolvimento Social
Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade .