Pesquisa Datafolha divulgada, nesta segunda-feira (8/4), pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que, nos primeiros três meses do ano, o presidente Jair Bolsonaro (PSL/RJ) tem seu governo aprovado por um terço da população. Enquanto que outro terço o reprova.
De acordo com o levantamento, 32% dos brasileiros avaliam a forma do militar reformado governar como ótimo ou bom. Já uma fatia similar, de 30%, a vê como ruim ou péssimo e a desaprova. Os demais entrevistados consideram o governo regular (33%) ou preferiram não opinar (4%).
Leia Mais
Bolsonaro tenta capitalizar título do Brasil no MaracanãEm festa junina em Brasília, Bolsonaro fala de sucessão apenas em 2026Em palestra, João Amôedo classifica governo Bolsonaro como regular''Cada ninho de ratos que toco fogo, mais inimigos coleciono'', diz Bolsonaro sobre FunaiEntre os mais pobres, que possuem renda de até dois salários, 26% aprovam o governo Bolsonaro.
Nas regiões brasileiras, Bolsonaro tem índice de aprovação acima da média no Sul (39%) e no conjunto das regiões Centro-Oeste e Norte (38%). Na região Nordeste, o índice fica abaixo da média (24%), e no conjunto de estados do Sudeste é de 33%.
Comparação
De acordo com o Datafolha, Bolsonaro larga com menor popularidade e maior resistência que seus antecessores, desde Fernando Collor. O, hoje senador pelo Pros, era aprovado por 36% em junho, e 19% o desaprovavam.
Já Fernando Henrique Cardoso, no início de seu primeiro mandato, era aprovado por 39%, enquanto 16% consideravam seu governo ruim ou péssimo. Em abril de 2003, o governo recém-eleito de Lula era avaliado como ótimo ou bom por 43%, e 10% tinham opinião negativa sobre ele.
Enquanto que a primeira mulher eleita presidente, Dilma Rousseff era aprovada por 47% na segunda quinzena de março de 2011, e para 7% sua gestão era ruim ou pésima àquela altura.
O que se esperava
A pesquisa também quis saber dos brasileiros se o presidente fez mais ou menos do que se esperava. A maioria dos brasileiros (61%) acredita fez menos do que eles esperavam para o período. Enquanto que apenas 13% pensam o contrário. Já para 22%, Bolsonaro fez o que era esperado. 4% não opinaram.
No levantamento realizado entre 2 e 3 de abril, o Datafolha ouviu 2086 pessoas em todo o Brasil, com idade de 16 anos ou mais, distribuídas em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
.