O Tribunal de Contas da União (TCU) entregou, no fim da tarde desta segunda-feira (8/7), uma notificação para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, explique, em 24 horas, se o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) está investigando eventuais movimentações financeiras atípicas do jornalista Glenn Greewald, do site The Intercept.
Leia Mais
Deputados aguardam Moro para falar sobre vazamentos de mensagensGlenn Greenwald fala sobre vazamentos de Moro em audiência na Câmara; acompanheEspecialistas avaliam que destino de Moro depende de novos vazamentosReceita terá que abrir dados sobre processos envolvendo autoridades
Furtado afirma que, se verdadeira, a investigação teria como motivação intimidar o jornalista. "A motivação dessa investigação teria sido, mediante perseguição e abuso de poder, intimidar o jornalista”, escreveu no documento enviado ao TCU.
Greenwald é autor de diversas reportagens que revelaram mensagens de celular atribuídas ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e procuradores da Lava-Jato. O conteúdo dos diálogos levanta suspeitas de que Moro ultrapassou o papel de juiz quando era titular da 13ª Vara Federal de Curitiba. A informação de que o jornalista é alvo de uma investigação foi dada na semana passada pelo site O Antagonista.
.