Após reunião com líderes partidários, nesta terça-feira, em busca de acordo para agilizar votação em plenário, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ), comanda primeira sessão em plenário para discursão e votação da reforma da Previdência.
Leia Mais
Plenário da Câmara começa a discutir hoje reforma da PrevidênciaZema vai articular inclusão de estados na reforma da PrevidênciaVotação da Previdência na Câmara deve ir até sábado; veja cronogramaPara Maia, é muito difícil que Câmara aprove inclusão de Estados na reformaBolsonaro chama Maia de ''general'' ao comentar reforma da PrevidênciaBolsonaro libera R$ 1,13 bi em emendas parlamentares em semana de reforma da Previdência“Vamos viver uma semana decisiva. O grande desafio nosso é a votação no plenário. Temos que mobilizar um número enorme de parlamentares, deputados, deputadas, para um tema que é fundamental e decisivo, mas a gente sabe que foi uma construção”, disse Maia em um podcast publicado em suas redes sociais.
Para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) mudando as regras da aposentadoria - texto enviado ao Congresso pelo governo federal e já aprovado em comissão especial-, há necessidade de no mínimo 308 votos, em dois turnos de votação em plenário da Câmara. Em seguida, a proposta será enviada para tramitação e votação no Senado.
Senado
O governo quer cessar a discussão na Câmara até sexta-feira (12) e votação no dia seguinte, para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) vá para o Senado antes do recesso parlamentar, que se inicia no próximo dia 18.