A vereadora Bella Gonçalves (PSOL) fez um desabafo na tarde desta sexta-feira no plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Enquanto falava sobre a necessidade de melhorar a estrutura da maternidade Leonina Leonor, localizada em Venda Nova, a parlamentar se irritou ao perceber que os colegas se dedicavam às conversas paralelas e não lhe dedicavam atenção.
Leia Mais
Com leitura de versículo bíblico e aprovação de ata, Câmara de BH encerra sessão com cinco minutos Corregedor da Câmara de BH pede que vereadores controlem 'excessos' para evitar cassaçãoCâmara de BH arquiva processo que pedia a cassação de vereador acusado de 'rachadinha'Câmara de BH aprova em 1º turno projeto que autoriza venda de 40 terrenos da PBHVereadora Bella Gonçalves, de BH, é detida pela PM após manifestação na Vila Beija FloresVereadora de BH, Bella Gonçalves tem perfis hackeados no Instagram e no TwitterCâmara de BH aprova projeto para empregar mulheres vítimas de violência domésticaProjeto de lei para emprego de mulheres gera discórdia na Câmara de BHALMG pode incluir licença maternidade de deputadas no regimentoVereadores de BH travam duelo entre 'esquerda e direita' ao aprovar bolsa para famílias pobres
Além de Bella e Cida Falabella, ambas do PSOL, na atual legislatura há outras duas mulheres. As vereadoras Nely Aquino (PRTB), presidente da Câmara, e Marilda Portela (PRB).
Para defender os homens da Casa, o vereador e líder do governo Léo Burguês de Castro (PSL), disse que a fala colega não se aplicava. “Não vamos chegar e vitimizar porque tem um monte de outros falando. A senhora mesmo tá aí cumprimentando colegas. E essa Casa já deu seu devido respeito às mulheres, porque com 41 parlamentares deu o comando da Casa a uma mulher”, afirmou.
Há um termo recorrentemente utilizado por mulheres para se referir à pratica de alguns homens de não permitir que mulheres concluam suas frases e argumentações, o “manterrupting”. O termo foi inspirado no artigo “Speaking While Female” (Falando enquanto mulher), de autoria de Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, e Adam Grant, professor da escola de negócios da University of Pennsylvania, publicado em 2015 no jornal “The New York Times”.
O artigo repercutia estudo em que mostrava como senadoras norte-americanas acabavam falando menos que seus colegas, mesmo que eles ocupassem posições hierarquicamente inferiores, por ter suas ideias desconsideradas ou mesmo por serem interrompidas.
Espaço para mulheres
Na atual legislatura foi instaurada a primeira comissão voltada aos assuntos femininos. A Comissão de Mulheres teve sua primeira reunião em 03 de maio. A vereadora Cida Falabella (PSOL) foi escolhida como presidenta – forma como ela prefere ser denominada -, tendo como vice a vereadora Marilda Portela (PRB).