Dilma Jane da Silva, a mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, morreu neste sábado, em Belo Horizonte, na casa dela na Pampulha. Dilma Rousseff está em viagem na Inglaterra e volta para o Brasil na manhã deste domingo. Dona Dilma deixa os filhos Dilma Rousseff, Zana Lúcia e Igor Rousseff e a neta Paula Rousseff. O velório acontecerá em BH e será fechado, por opção dos familiares. A causa da morte ainda não foi confirmada.
A mãe da ex-presidente nasceu em 1924 e foi casada com o imigrante búlgaro Pétar Russév, nome que mudou para Pedro Rousseff no Brasil. Ele era funcionário da siderúrgica Manesmann e Dilma Jane era professora.
A família de classe média viveu por vários anos em Belo Horizonte, onde nasceu Dilma Rousseff. Foi também na capital mineira que começou a vida política da futura presidente: em 1964, enquanto estudava no Colégio Estadual Central, começou a militar na Organização Revolucionária Marxista - Política Operária (Polop).
Dilma Jane chegou a morar com a filha Dilma Rousseff durante o tempo em que ela ocupou o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. Os problemas de saúde da mãe da então presidente se agravaram e chegou a ser internada no Hospital das Forças Armadas. Durante o processo de impeachment, Dilma Rousseff informou que a mãe era poupada do noticiário negativo.