O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar na Amazônia na manhã deste sábado. Em um tuíte às 8h38, o presidente da República afirmou que o país foi saqueado nos últimos 22 anos, e "transformado num anão em suas relações internacionais". Na mensagem, ele também fala sobre se preocupar "com a rica e cobiçada Amazônia".
Leia Mais
'Primeiro ele fala, depois ele pensa', diz Janaina Paschoal sobre BolsonaroBolsonaro intervém em órgãos de controleBolsonaro diz que Exército trabalhará meio expediente pois não tem dinheiro para comprar comidaBolsonaro publica vídeo falso sobre matança de baleias para atacar Noruega
A postagem ocorre após uma semana de revezes diplomáticos sofridos pelo Brasil após o aumento do desflorestamento e a suspensão de pagamentos feitos pela Alemanha e Noruega para o fundo amazônico, que custeava justamente as ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para proteger a região e evitar a exploração desenfreada da floresta.
Desmatamento e crise diplomática
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) divulgou, nesta sexta (16), um balanço de desflorestamento da Amazônia. A organização registrou 1.287km2 a mais de desmatamento em julho, 66% acima do calculado no mesmo mês de 2018, quando a área atingida era de 777km².
Em um apanhado de 12 meses, de agosto de 2017 a julho de 2018, o desmatamento foi de 4.387km². Já de agosto de 2018 a julho de 2019, foi de 5.054km². Um crescimento de 15%.
Na quinta (15), a Noruega também anunciou a suspensão do repasse de R$ 133 milhões. A verba é usada para financiar as operações e fiscalizações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em resposta, Jair Bolsonaro se limitou a atacar os países. Sugeriu que a chanceler alemã, Angela Merkel, pegasse o dinheiro e usasse para reflorestar a Alemanha e, posteriormente, acusou a Noruega de ser um país que “caça baleias” e “explora petróleo”.
A Embaixada da Alemanha, porém, não deixou por menos e divulgou um vídeo em português informando que sim, o país faz o dever de casa. “A área das florestas alemãs cresceu em mais de 1 milhão de hectares nas últimas cinco décadas e cobre 1/3 da área nacional. Hoje a Alemanha é um dos países mais densamente florestados da Europa”, informa a peça publicitária.
.