O governo de Minas vai antecipar em alguns dias a data do pagamento da segunda parcela dos salários de agosto, relativos ao mês trabalhado em julho, e concluir os depósitos dos contracheques até esta sexta-feira (23).
As novas datas foram informadas na manhã desta terça-feira (20), um dia depois de o governo de acenar com a possibilidade de acabar com o parcelamento dos salários dos servidores.
Segundo o comunicado, os servidores da segurança pública receberão o restante dos salários nesta quarta-feira (21). Para as demais categorias, o pagamento será feito na sexta-feira (23). A escala vale para servidores ativos, inativos e pensionistas.
A data da segunda parcela prevista inicialmente, que valia para todo o funcionalismo, seria na terça-feira da semana que vem, dia 27 de agosto.
“Atendendo a uma solicitação do governador Romeu Zema, a Secretaria de Fazenda vai antecipar o pagamento da segunda parcela dos salários dos servidores do Poder Executivo. A medida só foi possível graças às ações conjuntas do Tesouro Estadual, responsável pela gestão rigorosa do fluxo de caixa, e da Receita Estadual”, informou a pasta.
A primeira parcela também foi antecipada atendendo a pressão dos servidores, que reclamaram que iriam receber depois do dia dos pais. O primeiro depósito foi feito no dia 9, quatro dias antes do que estava previsto inicialmente. Na ocasião, os servidores da segurança pública receberam R$ 3 mil e os demais R$ 2 mil.
Volta ao 5º dia útil
A antecipação da segunda parcela ocorre no dia seguinte em que o governo fez uma reunião com integrantes das forças de segurança pública. Nessa segunda-feira, a categoria conseguiu do Executivo a promessa de receber a primeira parcela do 13º salário no dia 21 de dezembro.
Também lhes foi comunicado que os policiais, bombeiros e agentes penitenciários passarão a receber o salário integralmente em uma mesma data a partir de dezembro.
Já para os demais integrantes do funcionalismo, o fim do escalonamento foi condicionado ao sucesso de uma operação financeira que o governo de Minas tenta concluir. O pagamento integral do 13º deste ano no dia 21 de dezembro para todos também foi condicionado a essa negociação.
A operação na qual o governo de Minas aposta para voltar a patar os servidores no 5º dia útil está relacionada à venda de nióbio. O Executivo não informa qual a operação, mas nos bastidores o caminho seria fazer uma securitização por meio da Codemig.
Como ficou o pagamento da segunda parcela de agosto:
Quarta-feira (21/8) - recebem os servidores da Segurança Pública,
Sexta-feira (23/8) – recebem os servidores das demais áreas.
Proposta apresentada aos servidores da segurança
Cenários:
Todos os servidores
1) Caso seja bem sucedida a operação financeira que está sendo negociada pelo Estado e cuja conclusão é esperada para o próximo mês de novembro, o Poder Executivo disporá do seguinte cronograma de pagamentos, válido para todos os servidores:
Pagamento do salário no 5º dia útil a partir de dezembro de 2019; e
Pagamento integral do 13º salário de 2019 no dia 21 de dezembro do mesmo ano.
Só para servidores da segurança
2) Caso a operação financeira não seja concluída em tempo hábil ou não seja bem sucedida, o Governo, comprometido com a transparência e a realidade financeira do Estado, cumprirá o seguinte cronograma, válido para os servidores da área de Segurança Pública:
- Pagamento relativo a novembro de 2019 no 10º dia útil de dezembro, em parcela única.
- Pagamento relativo a dezembro de 2019 no 7º dia útil de janeiro de 2020.
- Pagamento relativo a fevereiro de 2020 no 7º dia útil de março de 2020.
- Pagamento relativo a março de 2020 no 7º dia útil de abril de 2020.
- A partir de abril, restabelecimento do pagamento no 5º dia útil.
Pagamento do 13º de 2019
Em três parcelas de valores iguais sendo:
- 1ª parcela em 21 de dezembro de 2019
- 2ª parcela em 21 de janeiro de 2020
- 3ª parcela em 21 de fevereiro de 2020