Principal cabo eleitoral do PDT, o ex- ministro Ciro Gomes afirmou na manhã desta quinta-feira (22), em Belo Horizonte, que vai interceder no partido pelo apoio à reeleição do prefeito Alexandre Kalil (PSD) no pleito do ano que vem. Além de elogiar o titular da prefeitura da capital, ele falou em gratidão pelo apoio pessoal que teve dele na campanha pela presidência da República no ano passado.Leia Mais
Em BH, Ciro chama Bolsonaro de 'canalha, corrupto e irresponsável', e diz que Europa pode boicotar o Brasil Câmara de Montes Claros rejeita homenagem a Ciro Gomes Alcione, general e Ciro Gomes criticam fala de Bolsonaro sobre ''paraíbas''Apenas três vereadores de BH não pensam na reeleição; saiba quaisMaia peticiona no STF pedido para destinação de R$ 2,5 bilhões à AmazôniaCiro Gomes diz que 'impeachment não é remédio para governo ruim'Ciro sobre Doria e Huck: 'Bolsonarismo sem Bolsonaro'
Segundo Ciro, a diretriz nacional da legenda é lançar candidato próprio em capitais e grandes cidades e os diretórios terão autonomia nos estados. "Consultado, vou pedir ao partido que, amadurecendo autonomamente a decisão, lembre-se do dever de lealdade e gratidão que temos com o prefeito Kalil", disse.
Ciro afirmou que não se trata somente de retribuição. "Se ele fosse um mau prefeito, tinha que submeter minha gratidão ao melhor interesse em jogo, que é o povo de BH. Mas ele tem feito um bom trabalho, de maneira que o partido vai autonomamente decidir", disse, reforçando que Kalil teve um gesto "corajoso, audacioso, unilateral e generoso" de lhe ajudar na campanha em BH.
Questionado sobre a professora Duda Salabert, primeira travesti que concorreu ao Senado em Minas e que deve se filiar ao PDT com a intenção de concorrer a prefeita, Ciro disse que ela terá protagonismo, caso se confirme a vinda para o partido. “É um quadro que nos enche de alegria e honra, vamos fazer uma festa grande, uma figura extraordinária, uma professora, uma mulher que tem toda essa história querida e respeitada já passou pela prova dos nove sabor de voto. Ela vai sentar com protagonismo nesse ambiente aqui e tentar achar o que for melhor para Belo Horizonte”, disse.
.