Leia Mais
Prefeito de Santa Luzia diz que processo de impeachment é 'grande circo'Câmara de Santa Luzia aprova processo que pode levar a impeachment do prefeito Christiano XavierDelegado é eleito prefeito de Santa LuziaCartazes, gritos e segurança reforçada: apresentação de relatório que pode levar ao impeachment do prefeito de Santa Luzia esquenta CâmaraVereadores de Santa Luzia registram boletim de ocorrência contra prefeito por suposta ameaçaMinistro da Defesa diz que Ricardo Salles teve 'estresse ambiental' e terá alta agora à tardeSandro Coelho falou com o Estado de Minas e explicou os próximos passos do processo. “Agora temos dois cenários: o relator já apresentar o relatório aos vereadores, e aí tem o prazo de 90 dias para votar a abertura do processo de impeachment ou não, ou decidir pelo arquivamento. Mas aí se inicia uma votação no plenário da Câmara para passar ou barrar o arquivamento”.
A reportagem também procurou o vereador César Lara Diniz. Entretanto, o relator da Comissão Processante disse que não vai se manifestar extra-oficialmente para evitar retaliações.
Entenda o caso
A denúncia contra Christiano foi aprovada em plenário da Câmara em 6 de agosto. O “sim” venceu por 10 votos a 5. Quem apresentou a representação contra o chefe do Executivo foi o advogado Abraão Gracco, o mesmo que pediu o impeachment da ex-prefeita Roseli Pimentel (PSB), em novembro de 2017 (ela renunciou ao cargo em maio de 2018).
Na denúncia, o advogado defende que Christiano descumpriu a Lei Orgânica ao infringir três normas: ausentar-se do país sem autorização, desrespeitar decreto de calamidade financeira e não aplicar verbas públicas destinadas à saúde. Um dia depois da aprovação, o prefeito disse que a acusação era “um grande circo”, “uma palhaçada” e que a gestão age com “transparência, dentro dos aspectos da regularidade, com pareceres fortes e embasados por nossa procuradoria”.
.