A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL/SP) usou a sua conta no Twitter, nesta quinta-feira (5), para pedir a permanência no cargo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
Para o bem do povo e felicidade geral da nação, peço a Moro que FIQUE!
%u2014 Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) September 5, 2019
Para tanto, a parlamentar fez uso de uma período da história conhecido como "o dia do fico', quando o príncipe regente D. Pedro I tornou-se imperador do Brasil ao decidir que não retornaria a Portugal, na época dominado por Napoleão Bonaparte, para se instalar em definitivo na então colônia portuguesa.
"Se for para o bem da nação e felicidade geral, diga ao povo que fico", disse D.Pedro I, em 9 de janeiro de 1822, afirmando a decisão de permanecer em território brasileiro.
Pesquisa e TV
O pedido de Janaina acontece no mesmo dia em que o Instituto Datafolha divulgou pesquisa revelando que Moro é o ministro mais popular do governo de Jair Bolsonaro (PSL).
Na semana passada (28), em entrevista ao programa 'Em Foco', da GloboNews, Moro afirmou que não deixou a carreira de juiz em primeira instância, na comarca de Curitiba, no Paraná, com a perspectiva de assumir e depois deixar o cargo de ministro.
Moro também disse, na ocasião, que não tem intenção de disputar a Presidência da República, alegando que não possui perfil para o cargo.
Recentemente, o ministro enfrentou desgaste com o presidente em função de cargos na Polícia Federal, que é subordinada ao ministério comandado por Moro.
Bolsonaro chegou a a afirmar que quem mandava era ele próprio - se defendendo de interferência no comando da PF-, desautorizando o ministro que ele convidou anunciando que tinha carta branca para escolher seus colaboradores.