O presidente Jair Bolsonaro fez 36 vetos em 19 artigos da lei de abuso de autoridade. Ao todo a lei aprovado no Congresso no mês passado tem 108 dispositivos. A lei com os trechos subtraídos foi publicada na tarde desta quinta-feira em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
Leia Mais
Bolsonaro diz que vetará 36 de 44 pontos da lei de abuso'Lei de Abuso vai frear canalhas', diz, na Câmara, filho de GarotinhoBolsonaro diz que vai acolher todos os pedidos de vetos sobre PL do Abuso de AutoridadeOAB pede ao Congresso 'derrubada integral' de vetos à Lei do AbusoVeja os vetos de Bolsonaro à Lei de Abuso de AutoridadeAlcolumbre sobre lei de abuso: estão fazendo cavalo de batalha nessa matériaDentre os vetos, Bolsonaro rejeitou trechos que tratavam da restrição ao uso de algemas, prisões em desconformidade com a lei, de constrangimento a presos e o que pune criminalmente quem desrespeitar prerrogativas de advogados.
Há vetos também a dispositivos sobre perda do cargo como punição, obtenção de prova de forma ilegal, indução a pessoa para praticar infração penal com o fim de capturá-la, iniciar investigação sem justa causa e negar ao interessado acesso aos autos de investigação.