Jornal Estado de Minas

Presidente da Câmara de Ribeirão das Neves recua sobre criação de novo distrito

Depois do projeto de lei para criação do distrito de Areias ser aprovado na última terça-feira (por 12 votos a um), o prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins (PSC), vetou a fundação do novo território. O chefe do Executivo da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte atendeu a um pedido do presidente da Câmara Municipal, Léo de Areias (PDT), autor do texto apresentado em plenário.

Loading ...


O presidente da Câmara, que se reuniu com Junynho na tarde dessa segunda-feira para tratar do assunto, explicou o recuo. Entre os motivos, Léo cita que seria necessário uma melhor análise dos bairros envolvidos nesse novo distrito de Neves.

“Decidimos, a princípio, optar pelo veto do projeto e realizar uma análise mais aprofundada dos bairros envolvidos na criação distrital, visto que a necessidade de ampliação de recursos para essa região é genuína. O único intuito com a aprovação desse projeto é de buscar desenvolvimento e investimentos para todos os bairros que foram incorporados”, publicou nas redes sociais.

Ao todo, 16 bairros do distrito de Justinópolis seriam incorporados a Areias: Areias, Areias de Baixo, Santana I, Santana II, Santa Margarida, Esperança, Menezes, Girassol, Mizonguê, Landi I, Landi II, Severina, Tocantins, Cristal, Alto dos Menezes e Pedra Branca.

Loading ...


Segundo a presidência da Câmara, por meio de lideranças comunitárias, três bairros questionaram a mudança: Esperança, Menezes e Girassol. Com o veto, o projeto de lei para criação do distrito de Areias só poderá ser votado em plenário novamente no próximo ano.

Atualmente, Ribeirão das Neves tem três distritos: Central (ou Sede, com 34 bairros), Justinópolis (com 84) e Veneza (com 17). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em 2018, a cidade possui 331.045 habitantes.