A Câmara dos Deputados instalou a comissão especial que irá analisar a proposta de emenda à Constituição que autoriza a transferência direta de recursos federais para Estados e municípios por meio de emendas parlamentares individuais.
Leia Mais
Retomada do foro privilegiado está na pauta da CâmaraCâmara articula volta de foro especial a políticos'Lei de Abuso vai frear canalhas', diz, na Câmara, filho de GarotinhoNovatos criam grupo 'paralelo' na Câmara dos DeputadosA PEC 48/19 foi apresentada pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) quando ela era senadora e foi aprovada pelo Senado em abril. Atualmente, os repasses dos recursos previstos nas emendas individuais para os entes federativos são feitos por meio de convênios ou contratos. A proposta acaba com essa obrigação e permite que os repasses sejam feitos diretamente.
A transferência poderá ser de dois tipos: como doação, quando o parlamentar indicar apenas o valor e a prefeitura ou governo estadual definem onde utilizar o recurso, ou com finalidade definida, quando a verba é carimbada pelo parlamentar para uso específico. As transferências serão submetidas às regras de execução orçamentária que já são válidas para as emendas individuais..