Jornal Estado de Minas

Jair Bolsonaro ficará mais quatro dias afastado da Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) ficará mais quatro dias afastado das atividades políticas oficiais, conforme nota divulgada pela Presidência da República, por meio do porta-voz Otávio Rêgo Barros. A previsão inicial era de que Bolsonaro pudesse reassumir nesta sexta-feira. Agora, espera-se que ele volte ao cargo na próxima terça-feira.

"A recuperação do Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evolui positivamente. Entretanto, a equipe médica da Presidência da República decidiu mantê-lo afastado do exercício da função de chefe do poder executivo, por mais quatro dias, a contar de 13 de setembro de 2019, com a finalidade de proporcionar maior tempo de descanso", diz o comunicado.

Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia de hérnia no último domingo, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde se recupera da operação. Segundo os médicos, o presidente se recupera bem do procedimento.

A equipe médica que acompanha Bolsonaro informou, nesta manhã, que uma sonda nasogástrica introduzida para retirar excesso de ar do estômago e do intestino deve ser removida até esta sexta.

"A sonda gástrica drenou bastante ar e líquido ontem. Hoje, sai um pouco de ar, mas não sai secreção gástrica. Então, ela possivelmente será retirada hoje ou amanhã cedo. A gente está forçando o intestino a funcionar bastante", disse o médico Antônio Macedo.
 
Ciente da situação, o hospital montou uma espécie de escritório, onde Bolsonaro poderá trabalhar assim que tiver condições.
O presidente ainda não tem previsão de alta. Desde domingo, o vice-presidente Hamilton Mourão ocupa o cargo provisoriamente.

 

.