Em meio a polêmicas relacionadas à sua política de segurança pública, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pode ser agraciado com o título de cidadão honorário de Minas Gerais. O pedido foi feito pelo deputado Noraldino Júnior no início deste mês – o Requerimento 2.658/19 publicado no Minas Gerais em 6 de setembro. Ambos são do mesmo partido, o PSC.
“Ele foi o primeiro que mobilizou todo o apoio e acompanhou os desdobramentos dos fatos em Minas. Isso, por si só, já é suficiente para todo mineiro concordar com a homenagem”, afirmou.
O deputado mineiro negou que a homenagem tenha qualquer relação com as posturas sobre segurança pública do governador fluminense, consideradas polêmicas. O parlamentar considera que pelo fato de se tratar de figura política podem haver posições contrárias ao nome.
“A segurança pública do Rio é um fato sensível há várias décadas, como o episódio triste do fim de semana (a morte da menina Ágatha) ou quando profissionais da segurança são baleados em trabalho pelo crime organizado. Enfim, são episódios lamentáveis”.
Tramitação
A votação da concessão da honraria está na pauta desta terça-feira da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No último dia 17, o deputado Sargento Rodrigues (PTB) apresentou requerimento e ela foi retirada da pauta.
Se aprovado, o pedido para que Wilson Witzel seja homenageado será lido no plenário e encaminhado ao governador Romeu Zema (Novo) que dará a palavra final.