Durante live no Facebook na noite desta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) reafirmou que existe um novo perfil indígena no Brasil, que se preocupa, entre outros assuntos, com as questões agrícolas das tribos. A indígena xingu Ysani Kalapalo, que esteve com o governante na 74ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na última terça-feira, em Nova York, foi convidada para participar da transmissão ao vivo.
Leia Mais
Bolsonaro participa de cerimônia do Dia Nacional dos Surdos, mas não discursaBolsonaro reconhece que discurso na ONU foi feito para atender eleitorado'Queriam alguém para falar abobrinha?' reage Bolsonaro a criticas sobre discurso a ONUBolsonaro diz ser preciso respeitar Raoni, mas que ele 'não fala a nossa língua''Pelo bafo, não vai ter emprego', diz Bolsonaro sobre homem que pede ajudaEm outro momento, o presidente rechaçou discursos como os do cacique Raoni, da tribo Caiapó, de tom mais tradicionalista. “O que nós, brancos, éramos há alguns milhares de anos atrás? Éramos o que alguns índios são hoje. Ela (Ysani) nasceu, com pai e mãe, índio, teve aproximação com a cultura branca, fala nossa língua, sabe que prefere estar ao lado de tecnologias, dos avanços da ciência, do médico, se precisar”.
Também na transmissão ao vivo desta quinta-feira, Bolsonaro afirmou que Raoni é manipulado por governos estrangeiros para que eles avancem nos interesses da Amazônia. Ysani Kalapalo, youtuber com com um canal de 280 mil inscritos, disse respeitar a liderança, mas que ela não a representa.
Depois, Bolsonaro disse que o discurso feito na ONU não foi ofensivo contra outros governantes. “O que queriam que eu falasse? Que está tudo uma maravilha no Brasil e ser aplaudido? Falar que o presidente daquele país está certo em relativizar nossa soberania?”.
Por fim, o presidente lembrou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu que não houve disparo de mensagens em redes sociais durante a campanha eleitoral de 2018 e comentou outros acordos. A live, de pouco mais de 22 minutos, já caminhava para o término e foi encerrada depois de o presidente saber que o Palmeiras tinha marcado um gol contra o CSA, em uma partida válida pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
.