O deputado estadual Cristiano da Silveira foi eleito neste sábado presidente do PT em Minas, durante congresso estadual da legenda. Silveira venceu a disputa com cerca de 80% dos votos dos mais de 300 delegados aptos a escolher o comando da legenda.
Leia Mais
Gilmar Mendes suspende lei que barrava ensino de gênero em IpatingaAvante confirma nome de André Janones para Prefeitura de BHZema teme aposentadoria imediata de militares para evitar novas regrasCaberá à direção nacional do PT definir a data de posse da nova direção do PT, que terá um mandato de quatro anos. No comando do PT, Cristiano Silveira afirmou que terá pela frente a missão de lançar o maior número possível de candidatos a prefeitos pelo estado , incluindo BH, e chapas completas de vereador.
O parlamentar defendeu ainda que parta do PT de Minas propostas contra a retirada de direitos sociais pelo governo Jair Bolsonaro e a elaboração de alternativas ao projeto de recuperação fiscal do estado, defendido pelo governo Romeu Zema (Novo) como a única solução para os problemas financeiros do estado.
"O PT tem um papel fundamental na construção de alternativas consistentes para o país e o estado. Somos um partido militante, de base social popular", afirmou.
Cristiano Silveira lamentou a ausência no encontro do grupo ligado à colega de plenário, Beatriz Cerqueira, e ao deputado federal Rogério Correia. Eles questionam a legalidade do encontro realizado neste sábado.
O argumento é que houve fraudes no processo de escolha dos delegados que votaram neste sábado, durante encontros municipais realizados em 7 se setembro. O assunto foi levado para a direção nacional do PT, que descartou irregularidades e manteve a realização do congresso nacional neste sábado.
"O PT já realizou várias PEDs e não é a primeira vez que um grupo deixa de participar. A orientação do PT nacional é que o encontro fosse mantido hoje", argumentou..