O cantor Milton Nascimento foi às redes sociais na tarde desta segunda-feira para denunciar o deputado estadual Coronel Henrique (PSL-MG) por uso indevido da música 'Coração de estudante', composta por Milton e Wagner Tiso, em 1983. Segundo o músico, o político “usurpou” a obra alheia e violou a Lei dos Direitos Autorais ao utilizar da música sem autorização prévia em uma peça publicitária.
A nota de repúdio de Milton Nascimento foi publicada em todas as redes sociais do músico carioca, de 76 anos. “O que mais nos impressiona é que essa atitude veio justamente de ‘pessoas de bem’ como o tal coronel que tanto falam de ‘roubo’ e ‘corrupção’ em suas manobras de campanhas mas que, pelo jeito, não passa de mero discurso”, diz um trecho do comunicado.
O Estado de Minas procurou o deputado estadual, que ainda se posicionará por meio de nota. A peça denunciada por Milton e seus advogados não consta nas redes sociais, mas circula entre grupos de WhatsApp. Ela trata da indicação da Escola Estadual Princesa Isabel, de Belo Horizonte, ao modelo cívico-militar.
No último sábado, foi publicado no Diário do Legislativo um projeto de lei, de autoria do Coronel Henrique, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que defende o modelo de escola cívico-militar, proposto pelo governo federal para unidades públicas de ensino fundamental e médio. O texto institui o Programa de Incentivo e Apoio à Implantação de Escolas Cívico-Militares Municipais (Pecim-M) com a justificativa de melhorar a qualidade da educação infantil.