O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou na manhã desta terça-feira (29) que “por vezes” erra, mas tem a “humildade de pedir desculpas, corrigir e seguir em frente”.
Por meio de nota divulgada no Facebook, ele disse ainda que suas falhas são potencializadas “para desgastar o governo” e completa: “ Paciência, sabia que o jogo era bruto, a cobiça pelo poder é enorme”, disse.
Leia Mais
Após repercussão negativa, Bolsonaro apaga vídeo de leão e hienasBolsonaro posta vídeo em que é leão se defendendo de 'hienas da oposição'Bolsonaro não é "monarca presidencial", diz Celso de MelloCarlos Bolsonaro diz que vídeo da hiena foi publicado por Jair BolsonaroSugerida por Bolsonaro, criação de partido leva em média mais de três anosBolsonaro tem encontro com príncipe e sugere que toda mulher gostaria de fazer o mesmoDesculpas ao STF
Ao falar especificamente do vídeo, Bolsonaro citou somente o STF e disse em entrevista ao Estado de São Paulo, durante viagem à Arábia Saudita, que iria se retratar.
“Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação”
O vídeo do leão causou fortes reações no STF. O decano da Corte, Celso de Mello, afirmou que o ‘atrevimento presidencial’ parece não ter limites. “É imperioso que o senhor Presidente da República - que não é um ‘monarca presidencial’, como se o nosso País absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados - saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a magistratura do Brasil”, registrou em nota.
Depois da publicação, políticos e comentaristas nas redes sociais especularam que o vídeo seria mais uma publicação do vereador Carlos Bolsonaro no perfil do pai, que com o pedido de desculpas, assume a responsabilidade pela postagem.
Questionado sobre a autoria da mensagem, Bolsonaro disse que não se pode culpar Carlos e que mais pessoas tem a senha do seu Twitter.
Veja o que disse Bolsonaro em nota:
- *PR Jair Bolsonaro*
- *Em 2015 resolvi disputar a Presidência da República em 2018*.
- Poucos acreditararm que eu estivesse realmente com esse propósito, afinal eu poderia me reeleger deputado ainda por várias vezes.
- Aconteceu, vocês me elegeram, assumi, montei a equipe de ministros e estamos no 10° mês de governo.
- Não medimos esforços para melhorar o nosso Brasil. Os números da economia, segurança, turismo, infraestrutura, entre outros, mostram que estamos melhorando.
- Sei que por vezes erro e falho e isso é potencializado para desgastar o governo. Paciência, sabia que o jogo era bruto, a cobiça pelo Poder é enorme.
- Porém, tenho a humildade de pedir desculpas, corrigir e seguir em frente.
- Depois de passar pelo Japão, China, Emirados Árabes Unidos e Catar, agora me encontro na Arábia Saudita, nosso último país a ser visitado.
- Assinamos vários acordos, somos muito queridos por todos. O Brasil é um país rico, mas ainda com muitos pobres.
- Temos um potencial enorme, talvez, no conjunto, o maior de todos.
- Com fé, trabalho e Deus no coração seremos uma grande Nação.
- *Um abraço a todos*..