A saída do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da prisão em Curitiba foi fortemente comemorada por manifestantes na capital mineira. O vermelho tomou conta de toda a cidade: manifestantes vestiram peças com o rosto do ex-presidente e hastearam bandeiras a favor. Bares ficaram cheios e teve estabelecimento que até ofereceu capirinha de graça para quem vestisse as cores do Partido dos Trabalhadores.
Leia Mais
Liberação de Lula está nas primeiras páginas de sites de notícias europeusBolsonaro cancela entrevista coletiva após libertação de LulaO estudante Yan Andrade Farias Dias, de 20, criticou o governo atual do Jair Bolsonaro e se sentiu esperançoso com a saída do Lula. "Desde que o STF criou a condição de soltura, nos já nos mobilizamos. Ficamos na expectativa para a saída e vibramos muito! A liberdade não é só do Lula é também do Rafael Braga – catador de recicláveis brasileiro condenado em circunstância relacionada aos protestos no Brasil em 2013 – e muitos outros que estão sendo suprimidos pela Justiça sem condenação. STF cumpriu com a constituição", disse.
Além da Praça Sete, manifestantes se reúniram em bar na Avenida Brasil, no Bairro Santa Efigênia, na Região Leste. Estava marcado a apresentação do bloco Lula Livre que se juntou espontaneamente para fazer um som em homenagem ao ex-presidente.
Mariana Guilherme, de 39 anos, levou os três filhos para a grande festa: uma de 18, o outro de 6 e o casula de 2. “É importante que eles se envolvam com a política e com as questões sociais desde criança. É importante de se envolvam nessa situação atual. E eu fiquei muito emocionada, eufórica com a saída do Lula”, contou. A filha, de 18, Iolanda Guilherme concorda e acrescenta: “Lula sair da prisão na sexta-feira foi um presente. Temos muito que comemorar.”
Também estava programada para esta noite uma festa cubana na Casa dos Jornalistas, no Centro de Belo Horizonte. Já o bar Usal, na Região Leste de BH, ofereceu, via redes sociais, caipirinha de graça para comemorar a soltura.