Depois de criticar a Constituição no início da semana, o governador Romeu Zema (Novo) aproveitou o dia da Proclamação da República, nesta sexta-feira, para voltar ao assunto em vídeo divulgado em suas redes sociais. Desta vez, afirmou que o país tem uma “constituição liberal” e que assegura direitos a todos os cidadãos.
Zema afirmou que houve evolução nos 103 anos de República, mas disse que ainda faltam mudanças. “Algumas categorias ainda tem privilégios, o que é um resquício da monarquia. Precisamos ter cidadãos todos iguais”, disse. Segundo o governador, a democracia deu certo, mas “precisa amadurecer”.
Há 130 anos deixávamos de ser Monarquia para nos tornar uma República. De lá para cá, foram muitos avanços, como a Constituição de 1988. Sou liberal e defendo a democracia. #15denovembro #proclamaçãodarepublica #república #democracia #governodeminas #minasgerais #mg #romeuzema pic.twitter.com/9caK0rCicB
— Romeu Zema (@RomeuZema) November 15, 2019
Na segunda-feira, em entrevista à Folha de São Paulo, Zema havia dito que a Constituição “conspira contra a classe política” e tornou o Brasil “um tanto quanto ingovernável”. A crítica fez com que o governador mineiro figurasse entre os assuntos mais comentados do Twitter. Na ocasião, os internautas também comentaram o elogio que ele fez ao “milagre econômico” da ditadura.
Na semana anterior, o governador havia dito que o Brasil viveu uma “democracia irresponsável”, mas agora tem um governo “patriota”, o do presidente Jair Bolsonaro (PSL).