O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), definiu nesta segunda-feira quem será o novo chefe da Secretaria Municipal de Cultura. A artista visual, curadora, educadora e gestora cultural Fabíola Moulin assume a função no lugar de Juca Ferreira.
Juca Ferreira, que liderava a cultura municipal desde junho de 2017, deixou o cargo na última sexta-feira. Segundo Kalil, o fator motivante da dispensa foi uma pré-candidatura do ex-secretário à Prefeitura de Salvador.
“Agradeço a tudo que meu amigo Juca Ferreira fez na cultura de BH. Se é pré-candidato à Prefeitura de Salvador pelo PT, não faz mais parte da nossa equipe. Obrigado por tudo, Juca”, tuitou Kalil. Em nota divulgada nesta segunda, Juca agradeceu "Kalil e toda sua equipe, que nos deram as condições para que pudéssemos fazer tanto, com tanta qualidade, em pouco tempo, em meio a diversas limitações e pressões".
Fabíola Moulin é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Ela atuou como diretora de difusão museológica na Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, entre 2004 e 2005.
A nova secretária também foi coordenadora de artes visuais do Museu de Arte da Pampulha, entre 2007 e 2010, e diretora de programação e gerente de artes visuais na Fundação Clóvis Salgado, de 2010 a 2014. Atualmente, ela é presidente da Fundação Municipal de Cultura. A nomeação de Fabíola como chefe da pasta já foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).