O secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Otto Levy, garantiu que o funcionalismo público estadual que ainda não recebeu o 13º salário de 2019 o receberá em março deste ano. De acordo com o governo, 25% da categoria ainda não teve acesso ao benefício natalino do último ano.
Leia Mais
Servidores da saúde protestam e pressionam Zema por 13º salárioGoverno de MG divulga escala de pagamento dos salários de fevereiroGoverno de MG anuncia depósito de mais uma parcela do 13ºGoverno de Minas e AMM darão auxílio para cidades atingidas pelas chuvas solicitarem verba federalReforma da Previdência do funcionalismo deve chegar à ALMG em fevereiro“O nióbio nós vamos fazer em março, isso que posso falar. Tenho certeza que vai ser um sucesso, tem muita gente interessada, estamos falando com o mercado e tirando as últimas dúvidas”, disse, após reunião solene de abertura dos trabalhos de 2020 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta segunda-feira.
A expectativa do governo de Romeu Zema (Novo) é de uma arrecadação de cerca de R$ 5 bilhões com a operação do nióbio. A venda será realizada na B3, antiga Bolsa de Valores de São Paulo. A negociação tem condições de acontecer desde 4 de dezembro de 2019, ao receber o aval da Assembleia.
Entre os motivos para a operação ainda não ter acontecido, Otto Levy coloca o Ministério Público de Contas como um empecilho. Em dezembro do ano passado, o órgão solicitou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que suspendesse a operação “até que seja verificada a gestão dos recursos públicos”. O TCE, entretanto, indeferiu o pedido.
“Se as procuradoras dessem menos entrevista, porque acho que não é função delas, sem dúvida ajudaria. Não tinha garantia de pagamento no final do ano passado. A gente tinha uma expectativa de que o mercado comprasse, mas tivemos aquele problema por causa das procuradoras do Ministério Público de Contas. Mas agora tenho certeza que até o final de março todos vão receber o 13º, e a partir de abril, durante seis meses, o parcelamento vai acabar”, completou o secretário.