Jornal Estado de Minas

Em jantar nos EUA, Trump elogia Bolsonaro, mas não faz promessas

(foto: Jim Watson/AFP)


O presidente dos Estados Unidos Donald Trump recebeu, na noite deste sábado, o presidente Jair Bolsonaro para um jantar em um resort em Palm Beach, na Flórida.
 
Ao posar para a imprensa do lado de fora, Trump falou do presidente brasileiro. “Ele está fazendo um grande trabalho. O Brasil o ama e os Estados Unidos o amam”, disse. Ao lado de Bolsonaro, quando questionado por duas vezes sobre a possibilidade de imposição de tarifas sobre as importações americanas de aço brasileiro, Trump respondeu "Eu não faço nenhuma promessa".




Um vídeo publicado no Twitter do Palácio do Planalto mostra outro momento do encontro, com uma troca de elogios entre anfitrião e convidado, com ajuda de uma tradutora. "O Brasil realmente está fazendo as coisas bem, deu uma virada", diz Trump, ao que Bolsonaro responde “algumas coisas inspiradas nele”. 



Até o momento, nenhuma decisão foi anunciada. Segundo comunicado anterior da Secretaria de Imprensa da Casa Branca, “como líderes das duas maiores economias do hemisfério”, Trump e Bolsonaro discutirão oportunidades para restaurar a democracia na Venezuela, trazer paz ao Oriente Médio, implementar políticas comerciais pró-crescimento e investimentos em infraestrutura. (Com agências)