O juiz Bruno Savino, da 3.ª Vara Federal de Juiz de Fora, autorizou a ida de Adélio Bispo de Oliveira para o Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz, em Barbacena, na Zona da Mata. A decisão atende pedido do juiz Dalton Igor Conrado, da 5.ª Vara Federal de Campo Grande (MS), que permitiu a saída do esfaqueador do presidente Jair Bolsonaro de presídio de segurança máxima na capital de Mato Grosso do Sul para uma unidade a ser definida pela Justiça de Minas Gerais.
Leia Mais
Silas Malafaia se desmente sobre publicações em 2018: 'Adélio nunca foi militante do PT nem assessorou Dilma'Bolsonaro: o que nós pretendemos agora no caso Adélio é ir atrás dos mandantesPara advogado de Bolsonaro, Adélio não agiu sozinhoMPF diz que Adélio Bispo agiu sozinho e pede arquivamento de inquéritoInquérito da PF conclui que não houve mandante do crime contra Bolsonaro"Apesar das considerações preliminares deste juízo, não há como se opor ao requerimento da defesa para que o cumprimento da medida de segurança ocorra em hospital psiquiátrico de custódia", apontou o juiz.
A transferência foi solicitada pela Defensoria Pública e teve aprovação do Ministério Público Federal.
As duas instituições alegam que o presídio federal de Campo Grande não dispõe de "instalações adequadas" para garantir o tratamento psiquiátrico adequado para Adélio, afirmando que sua permanência na prisão poderia agravar seu quadro de saúde.
A autorização foi dada inicialmente pelo juiz Dalton Igor Conrado, da 5.ª Vara Federal de Campo Grande, que permitiu a ida de Adélio para uma unidade a ser escolhida pela Justiça mineira em até 30 dias.
Segundo Savino, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) foi notificada da transferência e informou que o estado dispõe de vagas no hospital psiquiátrico de Barbacena.
"A possibilidade de transferência da Prisão Federal de Campo Grande diretamente para o Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz foi comunicada pela Defensoria Pública da União ao executado, que declarou, por escrito, estar de acordo", anotou Savino.