O deputado federal por Minas Gerais Tiago Mitraud (Novo) está com suspeita de ter contraído o coronavírus. Após se queixar de sintomas como tosse, tontura e coriza, o parlamentar foi orientado por médicos a se afastar do expediente no Congresso Nacional, enquanto aguarda o resultado do teste para a Covid-19. Por ora, ele vai trabalhar de casa, em Belo Horizonte.
Mitraud, que anunciou seu afastamento por meio do Instagram, na manhã desta segunda-feira, passou por duas cirurgias recentes. "Apesar de já ter conseguido voltar à Câmara na última semana, ainda apresento anemia e minha imunidade não está 100%. Este quadro levou os médicos a recomendarem o afastamento de minhas atividades, uma vez que o Congresso já é um ambiente onde houve circulação (e talvez ainda haja) de pessoas infectadas pelo novo vírus", explicou, via rede social.
Na última sexta-feira, o deputado federal esteve na Cidade Administrativa, onde participou, ao lado do governador Romeu Zema, de reunião com lideranças do Novo. A reportagem apurou que o chefe do Executivo estadual não apresenta sintomas e, até segunda ordem, não fará o exame.
Eu e alguns mandatários do NOVO fomos recebidos há pouco pelo governador @RomeuZema no Palácio Tiradentes. Uma satisfação enorme fazer parte deste time que trabalha duro por uma Minas e um Brasil mais livres. https://t.co/i4sxAXXQap
%u2014 Tiago Mitraud (@TiagoMitraud) March 13, 2020
Coronavírus no Congresso
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi o primeiro congressista a testar positivo para a Covid-19. O caso foi confirmado na última sexta. "Na quarta-feira, dia 11, estive por cerca de 3 horas no mesmo plenário que ele, embora não tenhamos tido contato direto". comentou Mitraud.