Jornal Estado de Minas

POLÍTICA

Servidores da segurança protestam na porta da Assembleia contra vetos de Zema

Cerca de 50 servidores da segurança pública de Minas Gerais se reuniram na porta da Assembleia Legislativa no fim da manhã desta terça-feira. Impedidos de entrar na Casa por causa de medidas preventivas ao avanço do coronavírus no estado e no Brasil, eles protestaram na rua contra os vetos do governador Romeu Zema (Novo) ao reajuste salarial da categoria.


 
Na última quarta-feira, Zema concedeu um reajuste salarial de 13% aos agentes da segurança. A decisão desagradou, já que o projeto, de autoria do próprio Executivo, previa um reajuste total de 41,7% às forças de segurança até 2022.
 
Os manifestantes cobram que os deputados estaduais derrubem o veto de Zema. Com faixas, cartazes e palavras de ordem. Mensagens como “Zema, você traiu a classe da segurança pública”, e “senhores deputados, não façam igual ao Zema que traiu a classe da segurança pública. Derrubem o veto já” foram lidas nos materiais usados no ato.
 
O deputado estadual Sargento Rodrigues (PTB) esteve na manifestação e endossou o coro dos servidores. “Os servidores da segurança pública estão há cinco anos sem a reposição das perdas inflacionárias e o argumento do governador não se sustenta, são dois pesos e duas medidas”, publicou nas redes sociais, nessa segunda, em comunicado incentivando o ato.