O deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB) não é mais o líder do governo de Romeu Zema (Novo) na Assembleia. A decisão, tomada pelo parlamentar, foi comunicada aos demais integrantes do bloco de apoio ao governador — o Sou Minas Gerais — em reunião nesta terça. Luiz Humberto já comunicou a saída do posto ao chefe do Executivo e, também, ao secretário de Governo, Igor Eto.
Leia Mais
Servidores públicos estaduais entram em regime de home officeServidores da segurança protestam na porta da Assembleia contra vetos de ZemaApós vereador testar positivo ao coronavírus, Câmara de BH será isoladaEm primeira votação remota, Assembleia aprova decreto de calamidade pública em MinasComposto, além do PSDB e do Novo, por Avante, PSC e Solidariedade, o Bloco Sou Minas Gerais continua sendo liderado por Gustavo Valadares (PSDB). "Em nome da tão necessária governabilidade, entendemos que este é o momento do governo ter todo o espaço e liberdade para buscar a ampliação da sua base no Parlamento", disse Valadares, em nota, ao comentar a opção feita por Luiz Humberto.
Apoio encolhido
A Assembleia Legislativa conta, atualmente, com quatro blocos parlamentares. Além dos deputados da situação e da oposição, há dois grupos independentes. O Sou Minas Gerais, que tinha 21 integrantes em 2018, agora conta com 17. No inicio dos trabalhos legislativos deste ano, PP, PSB e Cidadania deixaram a base de governo. O PHS, que durante o ano passado foi representado por Fernando Pacheco, também deixou a composição, visto que o deputado migrou para o PV.